Apresentação de pôsteres (Destinado a alunos de graduação)

Datas e prazos:Recepção dos resumos: de 10 de março a 10 de julho de 2013.
Resultado dos resumos selecionados: 26 de julho de 2013.
Local de exposição: Piso superior do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Horário da exposição: 11h30 às 13h30
Horário de fixação do pôster: 10h30 às 11h30 e retirada das 13h30 às 20h.
Sobre os pôsteres:
Destina-se à apresentação de trabalhos individuais, em formato de pôster, orientados por um professor. Não será permitida apresentação em coautoria.
Os temas apresentados deverão estar ligados ao tema geral do Congresso (ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR) e/ou aos temas definidos nos simpósios. Ver a lista na página:https://abrapt.wordpress.com/2012/12/07/simposios-propostos/
A língua de apresentação do pôster será o português, se houver propostas de pôsteres em outras línguas, entrar em contato com a comissão. (abraptposters2013@gmail.com)
Para cada pôster será reservado um espaço de 80cm de largura por 120cm de altura. Aqueles que excederem essas medidas não poderão ser afixados.
O pôster deverá conter o título do trabalho, nome do autor, nome do professor orientador, e-mail, nome da Instituição e agência de fomento (se houver).
É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento.
O conteúdo deverá contemplar, pelo menos, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e referências bibliográficas do trabalho apresentado.
Tipo e tamanho de letra ficarão a critério do autor, devendo ser utilizada no mínimo fonte de tamanho 20.
O autor deverá permanecer junto a seu pôster durante a sessão de apresentação das 11h30 às 13h30, que acontecerá entre os dias 24 a 26 de setembro de 2013, com a data a ser definida e comunicada pela organização. Será obrigatória a presença do autor do pôster no local, data e horário especificado (não poderão representantes, orientadores etc).
Apenas o apresentador do pôster receberá o certificado, que será disponibilizado on-line depois do Congresso.
O tempo de apresentação será de no máximo 10 minutos. O aluno ficará disponível ao lado de seu trabalho e responderá a eventuais perguntas que o público presente, professores e avaliadores poderão fazer.
FORMATO DO RESUMO (PARA INSCRIÇÃO DO PÔSTER)
Para inscrever-se, o aluno deverá enviar um resumo para a comissão organizadora dos pôsteres (abraptposters2013@gmail.com) até 10 de julho, com a seguinte formatação:
Título do trabalho centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14.
Nome do autor e do professor orientador alinhados à direita, em fonte Times New Roman, tamanho 12 (apenas o sobrenome em maiúscula, com a indicação da Instituição entre parênteses). Abaixo de cada nome deverá constar o e-mail.
Antes do resumo, especificar no mínimo duas e no máximo quatro palavras-chave, em itálico, separadas por ponto e vírgula.
Texto entre 300 e 400 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. Margens superior, inferior, esquerda e direita igual a 3 cm.
Formato Word, doc ou docx.
O resumo deve conter fundamentação teórica, metodologia, objetivos e resultados, finais ou parciais, do trabalho a ser apresentado.
Resumos fora das normas ou submetidos depois do prazo não serão avaliados.
PÔSTERES – DICAS DE APRESENTAÇÃO
O pôster deve ser legível de uma distância de aproximadamente 1,50 m. Dê preferência a fontes não serifadas (sem ornamentos), tais como Arial, Verdana ou Tahoma, pois elas facilitam a leitura à longa distância. Evite misturar fontes muito diferentes.
Organize seu texto em colunas em vez de linhas.
Use cores adequadas ao conteúdo, com fundos brancos ou em tons suaves.
Prepare um espaço no topo do pôster indicando o título. Escolha um título claro e sucinto que chame a atenção do leitor. Dê preferência para o formato caixa alta e fonte maior, entre 36 e 48. Abaixo, coloque o autor, email, o nome do professor orientador e a filiação.
Recomenda-se organizar as informações visuais de forma clara e que possibilite a identificação dos títulos de seções e do corpo do texto.
Coloque a introdução na parte superior esquerda e a conclusão na área inferior direita. Não é necessário colocar resumo. Em seguida, faça seções separadas para os objetivos, fundamentação teórica, metodologia e referências bibliográficas do trabalho apresentado; devendo-se colocar somente as referências que foram citadas no pôster. Deve haver uma ênfase maior nos objetivos e nas conclusões. Faça citações apenas se necessário e de forma breve.
Utilize figuras com boa resolução para que possam ser vistas à distância.
Para os gráficos, use uma fonte maior os títulos e não use fundos com texturas e nem linhas de grade. Faça legendas concisas.

Anúncios

9 thoughts on “Apresentação de pôsteres (Destinado a alunos de graduação)

  1. Pingback: Notícias da UFSC » 11º Congresso Internacional da ABRAPT e 5º Congresso Internacional de Tradutores

  2. Olá, não ficou muito claro como deve aparecer a identificação no resumo:
    “Nome do autor e do professor orientador alinhados à direita, em fonte Times New Roman, tamanho 12 (apenas o sobrenome em maiúscula, com a indicação da Instituição entre parênteses).” —- Deve ir o nome completo, mas o sobrenome deve estar em caixa alta? Ou deve ir apenas o sobrenome, e este deve estar em maiúscula?… ficou confuso!

    Obrigada!
    Larissa

    • Endossando o comentário e questão da Larissa, espero que a confusão criada a partir dessa ambiguidade não desclassifique nenhum resumo, já que todo nome de pessoa deve vir precedido de letra maiúscula, sendo mais possível que o autor esteja se referindo ao termo caixa alta. No meu caso, vou mandar com todos os sobrenomes em caixa alta, espero que não seja um problema.

      Att,

      Ítalo

  3. Prezado (a), já há data definida para a apresentação dos pôsters? Serão todas no mesmo dia ou haverá um dia determinado para todos apresentarem? Só mais uma pergunta, com a prorrogação do prazo de envio dos resumos quando teremos resposta da aprovação ou não de nossos trabalhos? Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s